Futebol de Base


Conhecida como uma fábrica de craques, as categorias de base do Santos FC carregam consigo uma magia natural que surpreende todos os amentes do futebol a cada safra de jogadores que é apresentada ao Universo da Bola. Berço de Pelé, Pepe, Coutinho, Clodoaldo, Edu, Diego, Robinho e Neymar, o Peixe busca a cada ano garimpar as melhores joias para brilhar nos gramados por onde o Clube jogar.

Com centro de treinamento próprio, academia, sala de estudos, refeitório e dormitórios localizados no estádio Urbano Caldeira, os Meninos da Vila recebem o melhor tratamento para se tornarem não só excelentes jogadores, mas também exemplares cidadãos. Com o acompanhamento de uma equipe de assistência social e de psicólogos, os meninos chegam ao time profissional prontos para a vida.

Referência em revelar jogadores, garotos de todo o Brasil vem até o Peixe em busca da realização de seus sonhos.  Com uma equipe de profissionais totalmente preparada para instruir os garotos, cada categoria absorve exatamente o necessário para uma perfeita evolução física, tática e técnica.

CT Meninos da Vila

O Santos FC sempre teve como um dos pilares de sua trajetória vitoriosa o trabalho desenvolvido nas categorias de base. Para dar sequência ao processo de revelação de novos talentos, o Alvinegro Praiano construiu o Centro de Treinamento Meninos da Vila. Destinado às categorias de base do clube, o CT foi inaugurado no dia 07 de agosto de 2006.

Localizado na Av. Martins Fontes, n° 1277, no bairro do Saboó, em Santos, o espaço homenageia os Meninos da Vila (nomenclatura utilizada para jogadores revelados no time da Vila Belmiro). Possui dois campos, em uma área de 25.500 metros, além de vestiários e setores administrativos, para aperfeiçoar o trabalho desenvolvido no local.

Para personalizar a homenagem feita aos atletas revelados na base, o clube nomeou o Campo 1 de Robinho e o Campo 2 eterniza o meia Diego, que foram grandes ídolos da torcida santista na conquista do Brasileirão de 2002, que encerrou um jejum de 18 anos.

 

Captação de talentos

O departamento de avaliação do Santos FC tem um novo projeto para encontrar joias por todo o Brasil. Trata-se de uma pre-avaliação para as categorias de base do Alvinegro Praiano feita a partir de vídeos enviados para o e-mail (analise.santos@santosfc.com.br) de garotos bons de bola. Aqueles que se adequarem às necessidades do Clube serão convidados para uma avaliação pessoal no Centro de Treinamento do time da Vila, na cidade de Santos.

Para participar é fácil. Os interessados devem enviar o link do vídeo, já hospedado no YouTube, no corpo do e-mail. É necessário incluir também as informações gerais do jovem, como o nome, idade (maiores de 10 anos), endereço, contato, peso, altura e posição. É importante que os vídeos tenham, no mínimo, cinco minutos e que mostrem as principais características do avaliado.

Centro de estudos

O Santos FC mantém um Centro de Estudos destinado ao reforço e acompanhamento escolar, dos Ensinos Fundamental ao Médio, dos seus atletas das equipes de base. O espaço, coordenado pela assistente social Silvana Gomes da Silva Trevisan, fica no terceiro andar do Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro) e seu nome homenageia uma importante educadora e ex-vereadora santista: Luzia Neófiti

As aulas são planejadas em conformidade com o calendário de competições disputadas pelos jogadores. E, além do suporte pedagógico, as profissionais do espaço também cuidam da documentação dos atletas junto às escolas, desde a matrícula até a frequência e desempenho.

O Centro de Estudos recebe duas categorias de atletas: os devidamente matriculados nas escolas próximas ao Clube e aqueles que estudam em regime supletivo, ou seja, frequentam as instituições de ensino apenas para realização de avaliações.