Futebol de Base

Conhecida como uma fábrica de craques, as categorias de base do Santos FC carregam consigo uma magia natural que surpreende todos os amentes do futebol a cada safra de jogadores que é apresentada ao Universo da Bola. Berço de Pelé, Pepe, Coutinho, Clodoaldo, Edu, Diego, Robinho e Neymar, o Peixe busca a cada ano garimpar as melhores joias para brilhar nos gramados por onde o Clube jogar.

Com centro de treinamento próprio, academia, sala de estudos, refeitório e dormitórios localizados no estádio Urbano Caldeira, os Meninos da Vila recebem o melhor tratamento para se tornarem não só excelentes jogadores, mas também exemplares cidadãos. Com o acompanhamento de uma equipe de assistência social e de psicólogos, os meninos chegam ao time profissional prontos para a vida.

Referência em revelar jogadores, garotos de todo o Brasil vem até o Peixe em busca da realização de seus sonhos.  Com uma equipe de profissionais totalmente preparada para instruir os garotos, cada categoria absorve exatamente o necessário para uma perfeita evolução física, tática e técnica.

CT Meninos da Vila

O Santos FC sempre teve como um dos pilares de sua trajetória vitoriosa o trabalho desenvolvido nas categorias de base. Para dar sequência ao processo de revelação de novos talentos, o Alvinegro Praiano construiu o Centro de Treinamento Meninos da Vila. Destinado às categorias de base do clube, o CT foi inaugurado no dia 07 de agosto de 2006.

Localizado na Av. Martins Fontes, n° 1277, no bairro do Saboó, em Santos, o espaço homenageia os Meninos da Vila (nomenclatura utilizada para jogadores revelados no time da Vila Belmiro). Possui dois campos, em uma área de 25.500 metros, além de vestiários e setores administrativos, para aperfeiçoar o trabalho desenvolvido no local.

Para personalizar a homenagem feita aos atletas revelados na base, o clube nomeou o Campo 1 de Robinho e o Campo 2 eterniza o meia Diego, que foram grandes ídolos da torcida santista na conquista do Brasileirão de 2002, que encerrou um jejum de 18 anos.

 

Centro de estudos

O Santos FC mantém um Centro de Estudos destinado ao reforço e acompanhamento escolar, dos Ensinos Fundamental ao Médio, dos seus atletas das equipes de base. O espaço, coordenado pelo assistente social Fernando Truyts Fernandes, fica no terceiro andar do Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro) e seu nome homenageia uma importante educadora e ex-vereadora santista: Luzia Neófiti

As aulas são planejadas em conformidade com o calendário de competições disputadas pelos jogadores. E, além do suporte pedagógico, as profissionais do espaço também cuidam da documentação dos atletas junto às escolas, desde a matrícula até a frequência e desempenho.

O Centro de Estudos recebe duas categorias de atletas: os devidamente matriculados nas escolas próximas ao Clube e aqueles que estudam em regime supletivo, ou seja, frequentam as instituições de ensino apenas para realização de avaliações.