Depois de Rodrygo e Yuri Alberto, Matheus Guedes é mais um Menino da Vila convocado pelo técnico Elano Blumer. Confira lista para Flamengo x Santos FC

Depois de Rodrygo e Yuri Alberto, Matheus Guedes é mais um Menino da Vila convocado pelo técnico Elano Blumer. Confira lista para Flamengo x Santos FC

Crédito da foto: Ivan Storti/Divulgação Santos FC

O técnico Elano Blumer convocou 23 atletas do Santos Futebol Clube para o confronto contra o Flamengo, que será disputado no domingo (26), às 19 horas, no Estádio Luso Brasileiro (Arena Ilha do Urubu), no Rio de Janeiro (RJ). Para a partida válida pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro 2017, o comandante santista não irá contar com o zagueiro Lucas Veríssimo, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Já os Meninos da Vila que foram “emprestados” ao Santos B, o meia Matheus Oliveira e o atacante Lucas Crispim, estão de volta. Também revelado pelas categorias de base do Alvinegro Praiano, o beque Matheus Guedes, de apenas 17 anos, foi chamado pela primeira vez na carreira. João Paulo, David Braz, Gustavo Henrique, Caju, Zeca, Lucas Lima, Vitor Bueno, Léo Cittadini e Nilmar seguem fora.

Atleta santista que mais atuou na Temporada 2017, em 59 dos 65 jogos disputados, Lucas Veríssimo desfalca o Santos FC contra o Flamengo devido terceiro cartão amarelo. Ele recebeu a advertência que resultou na suspensão automática na vitória por 1 a 0 sobre o Grêmio, em partida disputada na Vila Belmiro.

Lucas Lima, que cumpriu suspensão automática por terceiro cartão amarelo contra os gaúchos, poderia voltar contra o Flamengo, mas, por decisão da diretoria, ele não joga mais pelo Santos FC neste Brasileirão. Após reunião no Centro de Treinamento Rei Pelé com o presidente Modesto Roma Júnior, o vice-presidente César Conforti e o superintendente de futebol Dagoberto Fernando dos Santos, no dia 21 de novembro, ficou decidido que o camisa 10 seguiria treinando com o técnico Elano Blumer, mas que não seria relacionado para as duas últimas partidas da competição, as duas últimas duas do Peixe no ano.

Assim como aconteceu com Orinho na última rodada, Matheus Oliveira e Lucas Crispim, mesmo “emprestados” ao Santos B para ajudarem na disputa do Campeonato Brasileiro de Aspirantes 2017, foram relacionados pelo técnico santista para partida oficial do time principal. A equipe B está na semifinal da competição Sub-23 com vantagem sobre o São Paulo, já que venceu a partida de ida, fora de casa, por 2 a 1. O jogo da volta acontece na terça-feira (28), no Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro), em Santos (SP).

Devido à suspensão de Lucas Veríssimo e as lesões de David Braz e Gustavo Henrique, o jovem zagueiro Matheus Guedes foi chamado pela primeira vez para uma partida do time principal. Assim como já fez com os atacantes Rodrygo e Yuri Alberto, o técnico Elano Blumer está apostando nas joias santistas na reta final do Brasileirão. O beque nascido em Rondonópolis (MT) em 3 de dezembro de 1999 é titular do Sub-20 alvinegro praiano e irá utilizar a camisa número 42 no profissional. Ele mede 1,92m e pesa 90 quilos.

O zagueiro David Braz, que havia se recuperado de edema no músculo anterior da coxa esquerda e entrado como titular contra o Bahia, sofreu entorse no joelho direito na partida realizada em Salvador (BA). O mau estado do gramado da Arena Fonta Nova colaborou com a lesão, já que o atleta pisou errado devido um buraco. Não houve qualquer tipo de lesão nos ligamentos do joelho. Não há previsão de retorno.

O goleiro João Paulo, liberado pelo técnico Elano Blumer para defender o Santos B no Campeonato Brasileiro de Aspirantes, sofreu lesão de grau 1 no músculo reto anterior da coxa direita na vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio, no dia 9 de novembro, em partida realizada na Vila Belmiro. Ele já trata no Cepraf. Não há previsão de retorno.

Já o lateral-esquerdo Caju voltou a ser desfalque do Santos FC após sofrer lesão de grau 1 no músculo sóleo da perna esquerda. Ele estava na concentração para a partida contra a Chapecoense quando se queixou para o médico da delegação sobre “dores na perna”. Ele foi cortado da partida em Chapecó (SC) e liberado na manhã de terça-feira (13) para voltar a Santos (SP) para exames e iniciar a recuperação no Cepraf. Não há previsão de retorno.

O zagueiro Gustavo Henrique foi submetido a artroscopia no dia 5 de outubro devido de sintomas relacionados a lesão do menisco medial do joelho esquerdo, que se intensificaram após entorse ocorrido no jogo contra o Corinthians, no dia 10 de setembro. Ele já iniciou trabalhos de recuperação no Cepraf. Não há previsão de retorno.

O camisa 19 Léo Cittadini foi submetido a procedimento cirúrgico no dia 2 de outubro para tratamento de luxação gleno umeral recidivante do ombro esquerdo. A operação foi efetuada pelo especialista em cirurgia do ombro e cotovelo Dr. Benno Ejnisman no Hospital Israelita Albert Einstein, na Unidade Morumbi, em São Paulo (SP). A cirurgia, que não era de urgência, aconteceu antes das férias de fim de ano em comum acordo entre atleta, DM e comissão técnica com o intuito do jogador estar restabelecido para a pré-temporada 2018.

Vitor Bueno é desfalque certo até a temporada 2018, já que rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito no empate em 1 a 1 com o Atlético-GO, no dia 1º de julho. Ele passou por cirurgia de reconstrução do LCA no dia 6 de julho.

O Santos FC acatou a solicitação do atacante Nilmar para cumprir um afastamento temporário, sem ônus para o clube, para tratar de questões de saúde, com a anuência do departamento médico. A Diretoria dará o apoio necessário para que sua reintegração ocorra o mais breve possível.

O lateral-esquerdo Zeca não comparece no CT Rei Pelé desde o dia 25 de outubro. Seu caso está entregue aos departamentos Pessoal e Jurídico do Santos FC.

Os demais atletas não foram chamados para a partida que acontece no Rio de Janeiro (RJ) na noite de domingo (26) por decisão da comissão técnica.

Veja abaixo a lista dos 23 jogadores convocados pelo técnico Elano Blumer para a partida Flamengo x Santos FC:

Goleiros
Vanderlei e Vladimir

Zagueiros
Fabián Noguera, Luiz Felipe e Matheus Guedes

Laterais
Daniel Guedes, Orinho e Victor Ferraz

Meio-campistas
Alison, Emiliano Vecchio, Jean Mota, Matheus Jesus, Matheus Oliveira, Renato e Yuri

Atacantes
Arthur Gomes, Bruno Henrique, Jonathan Copete, Kayke, Lucas Crispim, Ricardo Oliveira, Rodrygo e Yuri Alberto