Com muita emoção, Dia Urbano Caldeira foi comemorado na Vila Belmiro

Com muita emoção, Dia Urbano Caldeira foi comemorado na Vila Belmiro

Uma data emocionante e comemorado por todos os santistas. Assim foi o Dia Urbano Caldeira, celebrado nesta terça-feira (09), em frente aos bustos localizados no quarto andar do estádio que leva o seu nome. Estiveram presentes o presidente José Carlos Peres, o vice-presidente Orlando Rollo, o presidente do Conselho Deliberativo Marcelo Teixeira, além de membros do Comitê de Gestão, conselheiros, dirigentes e sócios, além de familiares do homenageado. Dorval, Mengálvio e Edu, ídolos do Clube, também marcaram presença. Confira aqui as fotos do evento.

Urbano Caldeira é Patrono do Santos FC, assim como Modesto Roma, Athiê Jorge Coury e Pelé. A data em homenagem a um dos maiores personagens da história do Peixe é celebrada desde 1938. ” Ele fez tudo pelo Clube. Chegou até a cortar grama. Uma homenagem muito merecida porque foi um grande santista. Quem não preserva o passado não tem direito ao futuro. Uma pessoa humilde que trabalhou bastante e é uma emoção muito grande estar aqui”, afirmou o presidente José Carlos Peres.

“É uma honra homenagear Urbano Caldeira, um dos maiores alvinegros da nossa história. Fez de tudo no Santos FC. Viveu a maior parte da vida em Santos. Esse dia é tradicionalmente comemorado no nosso Clube. É importante para que as novas gerações valorizem o trabalho das gerações passadas. Ele é uma referência para todos os dirigentes e santistas”, disse Orlando Rollo, vice-presidente do Clube.

Sobre Urbano Caldeira 

Urbano Caldeira nasceu em Florianópolis, no dia 09 de janeiro de 1890, e faleceu ainda jovem, aos 43 anos, no dia 13 de março de 1933. Zagueiro e treinador do Peixe, Urbano Caldeira demonstrava tanto amor pelo Clube que muitas vezes era flagrado aparando o gramado da Vila Belmiro.

Esta dedicação extrema ao clube que amava não foi esquecida. Dias depois de seu falecimento, os cartolas concederam o nome de Caldeira ao estádio do time. Em 1938, o dia 9 de janeiro, data de nascimento do célebre santista, passou a ser para o torcedor o “Dia de Urbano Caldeira”.

(Fotos: Ivan Storti/Santos FC)