Com jogos neste fim de semana, Santos FC é o único time a ter todas as categorias no mata-mata do Paulista

Com jogos neste fim de semana, Santos FC é o único time a ter todas as categorias no mata-mata do Paulista

Foto: Pedro Ernesto Guerra Azeedo/SantosFC

As categorias de base do Santos FC seguem trabalhando firme para a lapidação de novos craques para o Peixe. Como consequência disso, o Alvinegro Praiano é o único time a ter todos os times, do Sub-11 ao Sub-20, classificados para a fase de mata-mata do Estadual. Em 2015, os Meninos da Vila conseguiram a inédita façanha de chegar às finais em todas as categorias. Nesse contexto decisivo, os Meninos da Vila entram em campo neste final de semana em busca de mais vitórias.

Gerenciando as equipes de formação santista, Ronaldo Lima enaltece o desempenho de todos os profissionais que trabalham firme para que os garotos do Peixe amadureçam dentro e fora de campo. Segundo o gerente, o material humano do Santos FC é fundamental para que todas as engrenagens da Fábrica de Craques possa funcionar.

“Aqui no Santos FC nós não nos preocupamos somente com o desempenho dos meninos dentro campo. Nossas comissões técnicas também trabalham o lado intelectual e emocional dos jogadores, junto com nossos profissionais de serviço social, pedagogos e de psicologia. Com isso, estamos formando cidadãos e revelando jogadores para o clube. Todos os nossos profissionais estão de parabéns pela dedicação e cuidado em prol das nossas categorias. Continuaremos trabalhando firme para que o Santos FC seja também referencia na formação de atletas”.

Sub-11

Classificado para a semifinal do Paulista, o time Sub-11 encara o Palmeiras por uma vaga na decisão. A primeira partida será realizada às 9 horas deste domingo (23), no CT Meninos da Vila. Em 18 partidas até aqui, o elenco treinado por Leandro Macagnan soma 11 vitórias, seis empates e apenas uma derrota, com 34 gols marcados e seis sofridos.

“Esse ano foi um ano de muito desenvolvimento, no lado educacional, social e esportivo. Os garotos tiveram um pouco de dificuldade no começo, mas foram evoluindo e conseguiram passar pela difícil primeira fase. Agora, classificados para a semifinal, continuaremos impondo nosso ritmo, respeitando o adversário, mas confiantes na continuidade de boas atuações”, disse Leandro Macagnan.

Elenco Sub-13 não perde no Campeonato Paulista desde 2014 (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/SantosFC)
Elenco Sub-13 não perde no Campeonato Paulista desde 2014 (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/SantosFC)

Sub-13

Também classificado para a semifinal, o elenco Sub-13 vem embalado desde o final de 2014. Atual bicampeão da competição, a última derrota do plantel Mirim no Estadual foi no dia 19 de outubro de 2014, pela partida de volta das quartas de final, quando perdeu para o Taubaté por 3 a 2 e, mesmo assim, avançou no torneio e sagrou-se campeão.

Na campanha de 2015, já sob os comandos do técnico Gustavo Roma, o Peixe foi campeão invicto e, em 2016, até aqui, o Alvinegro Praiano soma 16 vitórias e dois empates, com 84 gols marcados e somente dez sofridos. Agora, pelo primeiro embate da semifinal, o Peixe enfrenta o São Paulo às 10h30 deste domingo, no CT Laudo Natel, em Cotia.

“Estou feliz com tudo o que tem acontecido. Nessa última rodada completamos 40 jogos invictos no Paulista. Além disso, nestes dois anos tivemos o melhor ataque e o artilheiro da competição. Jogamos de uma forma ofensiva e mesmo assim conseguimos manter o equilíbrio com uma das melhores defesas também. Estamos sempre trabalhando a parte técnica e o raciocínio rápido dos meninos. Nesse momento estamos em primeiro lugar no geral da categoria. Vamos continuar trabalhando para seguir assim e chegar a mais uma final”, analisou Gustavo Roma.

Além da boa campanha no Estadual, o time Sub-15 conquistou a Copa Zico 2016 (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/SantosFC)
Além da boa campanha no Estadual, o time Sub-15 conquistou a Copa Zico 2016 (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/SantosFC)

Sub-15

Pronto para o primeiro desafio das quartas de final, o Sub-15 encara a Portuguesa Santista às 9 horas deste sábado. A partida será realizada no Estádio Úlrico Mursa. Somando as três fases anteriores aqui, os garotos comandados por Luciano Santos somam 22 vitórias e apenas duas derrotas. Dono do melhor ataque da competição, com 95 gols marcados, convertidos por 15 atletas diferentes, e com somente 14 sofridos, o treinador santista enaltece o espírito de equipe de sua categoria.

“O jogo coletivo é o nosso forte. União, entrosamento e companheirismo fazem parte do nosso cotidiano. Tivemos uma grande evolução nessa terceira fase, onde conquistamos seis vitórias em seis jogos. Com isso, o elenco está preparado para o mata-mata. Continuaremos nos dedicando, dando nosso melhor em prol das nossas metas”, afirmou Luciano.

Elenco Sub-17 recebe orientação da comissão técnica (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/SantosFC)
Elenco Sub-17 recebe orientação da comissão técnica (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/SantosFC)

Sub-17

Também classificado para as quartas de final, o Sub-17 enfrenta o Grêmio Novorizontino às 11 horas deste sábado. O embate será realizado no CT Rei Pelé. Comandado pelo técnico Aarão Alves, o Alvinegro Praiano soma 14 vitórias, quatro empates e seis derrotas, com 73 gols marcados e 25 sofridos.

“A gente vem fazendo um campeonato em que sempre tivemos o controle da situação. Não tem sido a melhor campanha, mas encerramos a terceira fase de uma boa maneira. Tivemos algumas oscilações enquanto também disputávamos a Copa do Brasil, mas, após isso, nossa equipe ficou mais sólida, com um perfil mais próximo de time Sub-17. Espero que possamos chegar mais uma vez, pelo quarto ano seguido, à final do Estadual”, comentou Aarão Alves.

Além do mata-mata do Paulista, o Sub-20 está nas quartas de final da Copa do Brasil, com quatro vitórias em quatro jogos (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/SantosFC)
Além do mata-mata do Paulista, o Sub-20 está nas quartas de final da Copa do Brasil, com quatro vitórias em quatro jogos (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/SantosFC)

Sub-20

Comandado pelo técnico Marcos Soares, o time de Juniores vive o seu melhor momento no ano. Vindo de 11 vitórias seguidas, sendo quatro da Copa do Brasil Sub-20, o Peixe está nas oitavas de final do Paulista. Após vencer o Corinthians por 1 a 0, no primeiro duelo, os Meninos da Vila voltam a campo neste domingo, com a vantagem do empate, para encarar novamente o rival. A partida será realizada às 16 horas, na Arena Barueri

Em 21 partidas nesta edição do regional, o Alvinegro Praiano soma 13 vitórias, quatro empates e quatro derrotas, com 51 gols marcados e 23 sofridos.

“Mudamos bastante a equipe do ano passado para este e tivemos muita dificuldade no início, principalmente no sistema defensivo, onde tivemos muitas lesões dos nossos principais zagueiros. Com o tempo e muito trabalho, inclusive a mudança da forma de jogar e a aceitação do grupo pela nova estratégia, a equipe foi ganhando corpo, melhorando o entendimento do jogo e a confiança neles mesmos melhorou demais. A partir daí os resultados apareceram e hoje estamos com uma invencibilidade de 12 jogos, sendo 11 vitórias seguidas. Na minha opinião, o grande diferencial foi o entendimento deles de que cada um precisa do outro para vencer na carreira. Temos que manter os pés no chão e continuar trabalhando bastante, pois, estamos enfrentando adversários muito qualificados e qualquer vacilo pode custar a nossa eliminação”, ressaltou Marcos Soares.