Com 12 milhões de ouvintes, a Rádio Santos FC completa um ano de informação e entretenimento

Com 12 milhões de ouvintes, a Rádio Santos FC completa um ano de informação e entretenimento

O Santos Futebol Clube tem o prazer de comemorar neste sábado (6) um ano de existência da Rádio Santos FC. O que começou como um veículo meramente institucional, hoje, alcança milhões de torcedores do Peixe em todo mundo. Os números chegam a marca dos 12 milhões de ouvintes A rádio entrou em atividade no primeiro minuto dia 6 de agosto de 2015, mas já com uma programação de 24 horas, com muita música e boletins com ídolos e funcionários do Alvinegro Praiano.

A primeira transmissão ao vivo da Rádio Santos FC foi no dia 12 de agosto, na vitória do Santos por 1 a 0 diante do Vasco da Gama, com gol de Victor Ferraz, em partida válida pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. A rádio foi idealizada pelo então Gerente de Comunicação do Santos FC, Fabiano Farah, atualmente Executivo da Presidência do clube. Experiente jornalista e com bagagem em grandes rádios do Brasil, Farah explica o nascimento da Rádio Santos.

“Quando estava na Gerência de Comunicação do Santos FC senti a necessidade de atender os sócios e torcedores do Santos, que por muitas vezes, ficavam sem as transmissões do clube do coração por decisões de emissoras que detém os direitos de TV, tanto aberta como fechada, um direito delas, porém, o torcedor do Santos é um público segmentado e que precisava de um algo a mais. Desde março de 2015 começamos a trabalhar a rádio (off line) para nos familiarizarmos com a plataforma contratada. Foram seis meses de testes, e, justamente no primeiro minuto do dia 6 de agosto estreamos uma programação institucional, de 24 horas, que apresenta o dia a dia de todas as categorias do Santos FC, além de também colocar para o santista as pessoas que trabalham na área administrativa, segurança, refeitório, enfim, todos os setores, aqueles que jogam no Santos FC fora das quatro linhas.”, diz Fabiano.

Rádio Santos FC

O Coordenador da Rádio Santos FC desde o início do projeto é Alexandre Prieto, que, com muita dedicação e competência trabalhou muito para o avião decolar. “Tudo começou com uma feliz ideia do Fabiano Farah, que fez nascer este filho no Santos Futebol Clube, e ele me convidou para coordenar a Rádio. Começamos colocando vários programas, com programação e músicas durante 24 horas, e logo depois vieram as transmissões das jornadas esportivas, o que trouxe os jogadores do Santos perto da nossa torcida. Hoje, nós chegamos a um número muito importante, de 12 milhões de ouvintes. O legal disso tudo é a forma que transmitimos, somos em vários profissionais na Rádio, e todo mundo trabalha no mesmo formato, no mesmo equilíbrio, ninguém aparece mais do que o outro. O ouvinte sente isso, e, claro, isso gera a audiência. Esse é um detalhe muito importante. Temos que destacar o “sim” do presidente Modesto Roma, que nos deixou tocar um projeto tão importante.”

Para que todo esse trabalho pudesse continuar acontecendo, o Gerente de Comunicação Dennis Calçada, sempre usando da responsabilidade e coerência que o cargo lhe exige, explica a importância da rádio oficial do Peixe.

“Motivo de muita satisfação dar sequência neste projeto inciado pelo Fabiano Farah. Mais um veículo do clube com ótimo aceitação e que visa a qualidade na divulgação da informação e da marca Santos FC. O sucesso é comprovado pelos números alcançados já neste período, além do feedback que recebemos dos nossos ouvintes. Que seja o primeiro aniversário da Rádio Santos FC de muitos que virão pela frente”., diz Dennis.

Com seis meses de existência a Rádio Santos já tinha alcançado o número de seis milhões de IPs únicos (acessos de computadores diferentes). Os números podem parecer surpreendentes, mas para Fabiano Farah, em decorrência da lealdade do torcedor santista, a marca é esperada.

“Se deu certo? Muito certo! Se fiquei surpreso? Não, pois confio na lealdade da torcida do Santos FC. Mas quero que fique registrado que o Presidente Modesto Roma Júnior e o Vice Presidente César Augusto Conforti sempre apoiaram e acreditaram nesta ideia. Mesmo tendo sido promovido para Executivo da Presidência e deixando a Gerência Executiva de Comunicação para o excelente profissional Dennis Calçada, fiz questão de continuar participando das transmissões. Estou muito feliz pois o time é unido dentro e fora de campo.”

A Rádio conta com os seguintes programas: Boletim Alvinegro; Charme, Beleza e Futebol Arte; Memória Santista, Meninos de Ouro, Nos Corredores da Vila, Papo Santista, Um Passado Só de Glórias e Gols do Santos. E, nas transmissões das partidas, tem o Agito Alvinegro (Pré-Jogo), o Intervalo Alvinegro e Festa Alvinegra (Término do jogo ) com participação dos torcedores pelo Whatsapp. A partir do primeiro minuto deste sábado, a Rádio Santos FC já estará com uma nova roupagem.

Arte: Dennis Calçada/Santos FC

Festa Alvinegra no domingo (7)

Neste domingo (7), a partir das 9 horas, ao vivo do Memorial das Conquistas da Vila Belmiro, a Rádio Santos entra no ar para comemorar o aniversário de um ano de existência. O Agito e a Festa Alvinegra serão, em boa parte, dedicados ao aniversário do veículo de comunicação do Peixe. As 11 horas será transmitido o jogo entre Santos FC e América (MG), que acontece em Belo Horizonte, pela última rodada do 1º turno do Campeonato Brasileiro.

Os visitantes do Memorial das Conquistas vão poder interagir com os integrantes da Rádio. A Rádio conta com: Alexandre Prieto, Ramone Ártico, Ademir Quintino, Edvar Gomes, Wilmar Calomino, Fabiano Farah, Fúlvio Feola, Isabel Luchesi, Rafael Libona, Thauã Sousa e Ricardo Cardoso.

Na transmissão da Festa Alvinegra de Aniversário será divulgada a nova programação da rádio, com muitas novidades e novas vozes. Uma surpresa aos nossos ouvintes. A Rádio Santos, parafraseando o hino, um orgulho que nem todos clubes podem ter.