Celebração do Dia Modesto Roma é realizado com sucesso na Vila Belmiro

Celebração do Dia Modesto Roma é realizado com sucesso na Vila Belmiro

(fotos: Pedro Ernesto Guerra Azevedo / Santos FC)

Uma das datas mais importantes do calendário santista foi comemorada nesta sexta-feira (15). O Dia Modesto Roma foi celebrado com muita alegria e sucesso. Vários sócios, conselheiros e atletas de várias modalidades estiverem presentes no evento, que foi realizado no quarto andar da Vila Belmiro, onde fica o busto em homenagem a Modesto Roma.

Atual presidente do clube, Modesto Roma Júnior, falou sobre a importância, não apenas da comemoração desta data, mas de todas que envolvem os grandes nomes do Alvinegro Praiano.

“O Santos, no seu próprio hino, fala que é um passado e um presente só de glórias. Nós temos que cultuar o passado, para poder ter um presente sério. Queremos ter um futuro brilhante. Vamos respeitar o presente, pois assim, sempre teremos glórias”, afirmou o presidente do clube.

Quem foi Modesto Roma

Modesto Roma, que ficou conhecido como “O Gigante da Vila Belmiro”, nasceu em São Vicente no ano de 1907 e foi admitido como sócio do Peixe no dia 03 de julho de 1925 e foi ao lado de Urbano Caldeira um dos mais abnegados e ilustres associados que o Clube já teve em sua existência. Doou sua vida na íntegra ao Clube que tanto amou.

“Nascer, viver e no Santos Morrer” foi o lema que norteou sua trajetória no Clube da Rua Princesa Isabel. Vivia e respirava o Alvinegro da Vila Belmiro. Foi um dos responsáveis pelo crescimento do Clube, principalmente na chamada “Década de Ouro”. Exerceu inúmeros cargos na diretoria e foi Presidente do Conselho Deliberativo de 1971 a 1976. Como presidente esteve à frente da diretoria executiva nos anos de 1975 a 1978. Faleuceu no dia 06 de março 1986, em Santos.

Tem hoje nas sociais do Clube um busto de bronze ao lado das hermas de Athié Jorge Coury e Urbano Caldeira. É um dos patronos do Santos FC, ao lado de Urbano Caldeira e Edson Arantes do Nascimento.

Lançamento do livro Memória Santista

O historiador Guilherme Guarche lançou o seu sétimo livro, como parte do Dia Modesto Roma. O livro Memória Santista conta com 200 crônicas envolvendo aspectos vários do Santos FC. Guilherme distribuiu vários autógrafos, em uma noite de um bonito coquetel realizado no Memorial das Conquistas.

” A data é muito importante na história do Santos, pois se tratado do Dia Modesto Roma, um dos maiores abnegados do Santos ao lado de Urbano Caldeira. No livro eu conto algumas histórias de Urbano Caldeira, Modesto Roma, Vila Belmiro, etc. Eu gostaria muito que as pessoas lessem o livro, para que conhecessem a fundo a história do Santos. É bom que as pessoas falem de futebol com conhecimento de causa. Este livro também é uma homenagem aos 100 anos da Vila Belmiro que é completado em outubro. A Vila tem uma história centenária e contamos várias coisas, como que o Santos quem , como comprou, quanto pagou. É um livro que todo torcedor deve ter.”, destacou o coordenador do Centro de Memória e Estatística do Santos Futebol Clube e autor do livro.

PEGX1429 - Lançamento do livro do Guilherme Guarche