100 anos de Vila Belmiro: Saiba como colaborar para esta linda história virar livro

100 anos de Vila Belmiro: Saiba como colaborar para esta linda história virar livro

(foto: Divulgação)

Grandes personagens sempre rendem boas histórias, mas para os eternos ídolos poderem protagonizar um espetáculo é necessário um grande palco, e neste mês de outubro, mais precisamente no dia 12, o palco sagrado da Vila Belmiro, o estádio Urbano Caldeira, completa 100 anos de existência e glórias. Um momento como este não pode passar em branco.

Dois jornalistas santistas, de nascimento e coração, resolveram contar as várias histórias que envolvem a Vila Mais Famosa do Mundo. Ted Sartori e Almir Rizzatto vão presentear a nação santista com um livro sobre o estádio santista. Almir conta como surgiu a vontade de escrever sobre o centenário da Vila.

“A ideia surgiu de uma conversa informal entre eu e o Ted, em 2014. Somos santistas (de time e nascimento) e falávamos sobre a Vila Belmiro. Até pela magia que envolve o estádio e as tantas histórias que ali já aconteceram, tudo isso daria um livro, uma bela obra. Em seguida lembramos que a Vila estava caminhando para o seu centenário e então iniciamos o projeto, que envolveu muita pesquisa, entrevista e dedicação. Tudo isso com o apoio da editora Realejo, de Santos, que desde o início achou o projeto sensacional.”, diz Almir.

Mas para este livro estar no papel, os amantes da boa leitura, e, claro, os torcedores do Alvinegro Praiano podem fazer parte da história, como colaboradores. O jornalista Ted Sartori explica como. “Trata-se de uma campanha de crowdfunding (financiamento coletivo), já bastante difundido no meio literário. Nada mais é do que uma pré-venda. As pessoas compram antecipadamente e o valor arrecadado serve para bancar as despesas iniciais com a publicação da obra, como projeto gráfico, revisão, divulgação e impressão. Assim que a campanha for finalizada, a pessoa que colaborou recebe o livro em casa ou pode retirar pessoalmente na noite de lançamento, como preferir. Há diversas opções para colaborar, com diferentes valores. O livro autografado e enviado pelo Correio, por exemplo, sai a R$ 40. Existem também lotes a partir de seis exemplares, ideais para quem quer presentear amigos ou familiares, e há até um plano para empresas que queiram patrocinar a obra e ter sua marca divulgada no livro. A pré-venda está sendo feita nesta página: www.kickante.com.br/100AnosDaVila “

O livro será um produto licenciado oficialmente pelo Santos Futebol Clube, e os jornalistas explicam o conteúdo encontrado na obra. “O livro trará histórias marcantes e curiosas que aconteceram na Vila durante esses 100 anos. Não abordamos só os títulos e os fatos já conhecidos por todos, mas também situações de bastidores e que o torcedor santista desconhece. Essas histórias foram escritas claro, com base em muita pesquisa, mas sempre sob a ótica de quem as vivenciou. Entrevistamos ex-jogadores, atletas atuais, dirigentes, jornalistas e torcedores, que narraram momentos incríveis. Ouvir essas pessoas foi a melhor parte de escrever a obra, pois a maioria chorou ao relembrar tantas histórias mágicas. O livro também terá a participação de algumas personalidades que torcem para o Santos e que relataram a emoção da primeira vez na Vila. Será um daqueles livros para ser guardado para sempre, passado de geração a geração, e obrigatório a todo santista.”

É necessário arrecadar R$ 25 mil para o livro ser lançado. Para mais informações segue os endereços dos seguintes links: https://www.facebook.com/HistoriasDaVilaBelmiro , https://www.instagram.com/HistoriasDaVilaBelmiro  e  https://twitter.com/HistoriasDaVila .

(texto: Fúlvio Feola)